WhatsApp Hackeado: O que fazer se meu WhatsApp for clonado ou hackeado?
O WhatsApp é atualmente o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. A falta de compreensão das medidas de segurança pode causar desconforto aos usuários. Muitos golpes estão sendo aplicados.
Os hackers obtêm números de usuários de várias maneiras, como por meio de anúncios no OLX ou no Mercado Livre. É importante prestar atenção aos links não relacionados que exigem dados seguros.
Mais de 473.000 brasileiros foram vítimas de clones do WhatsApp e, mais de 15.000 pessoas são atingidas todos os dias.
Como sei que fui Hackeado?
Seu WhatsApp se desconectou repentinamente e exibiu uma mensagem indicando que está ativo em outro smartphone? Se a resposta for sim, isso significa que sua conta foi hackeada e usada para fins maliciosos.
Em primeiro lugar, lembre-se de que o próprio WhatsApp sempre enviará códigos de verificação via SMS para garantir a segurança. Esses números só podem ser acessados pelo proprietário da conta, outros não.
Portanto, esteja sempre atento às ligações e solicitações de envio deste sistema de segurança. Pode parecer besteira, mas essa é a única maneira de ficar longe de ataques.
Obviamente, pessoas mal intencionadas costumam clonar números no WhatsApp para obter ganhos financeiros.
Essa pessoa pode usar seu número para tentar se passar por você e pedir dinheiro aos seus contatos, ou tentar acessar o serviço como você através do Whats.
O que devo fazer? O processo de recuperação geralmente é um pouco simples, mas a primeira coisa que você precisa fazer é avisar seus contatos que você pode ter sido hackeado e não aceitar essas solicitações de depósito ou qualquer coisa de seu perfil.
Se você suspeitar que pode ser vítima desse golpe, existem etapas que você pode seguir para recuperar o acesso à sua conta ou desativá-la permanentemente. Confira as dicas a seguir fornecidas abaixo para saber o que fazer se o WhatsApp for hackeado:
O que fazer se tiver meu WhatsApp hackeado?
Desinstale e Instale o aplicativo diversas vezes ao dia:
O WhatsApp só permite que os usuários se conectem a um dispositivo por vez, excluindo a propagação da versão web.
Portanto, se você suspeitar que alguém pode se passar por você, o primeiro passo é excluir seu aplicativo, reinstalar e executar novamente todos os processos de ativação. Antes disso, verifique o acesso ao seu número e receba SMS para verificação.
Depois de registrar a conta no seu telefone novamente, os bandidos não conseguirão acessar o seu WhatsApp. Se você suspeitar que essa pessoa ainda está acessando sua conversa, repita esse processo várias vezes ao longo do dia.
Ativar a verificação de duas etapas:
Depois de fazer login em sua conta novamente, é importante habilitar a verificação em duas etapas. Com ele, mesmo que o ladrão clonar seu chip, você precisa digitar a senha de sua escolha para acessar a conversa.
Lembre-se de registrar-se para receber um e-mail de verificação para recuperar sua senha caso a esqueça.
Se possível, cadastre sua biometria
Para melhorar sua segurança e evitar golpes do WhatsApp, ative a função de impressão digital (Touch ID ou Face ID) para desbloquear seu smartphone Android ou iPhone para usar o aplicativo.
Uma nova maneira de melhorar a segurança da rede do WhatsApp por meio de atualizações de tecnologia biométrica também será liberada para os usuários.
O usuário pode habilitar diretamente esse recurso nas configurações do aplicativo e definir por quanto tempo o aplicativo WhatsApp ficará bloqueado assim, quando o aplicativo for aberto, será solicitado o desbloqueio via impressão digital novamente.
Identificando perfis falsos ou Maliciosos
Além dos recursos de segurança do WhatsApp, você também deve saber como identificar chamadas e mensagens falsas para evitar a clonagem do WhatsApp.
Desconfie dos links recebidos pela mensagem, se forem enviados por um contato que você não conhece, fique alerta, e verifique sempre o endereço do site para o qual será direcionado antes de clicar.
Se você receber informações promocionais de qualquer empresa, visite o site oficial da empresa ou as mídias sociais e confirme se a promoção é genuína.
Não insira suas informações pessoais em um site que você não tem certeza se é seguro. E não compartilhe sua senha e dados pessoais por meio de mensagens.
Escolha denunciar uma conta e evitar que o contato receba mais mensagens e chamadas de contas suspeitas.
Por fim, tenha cuidado com solicitações de senhas, códigos enviados por mensagens de texto ou quaisquer outras ligações que você considere informações pessoais.
Nosso artigo de hoje o que fazer se meu WhatsApp for clonado ou hackeado, comente abaixo se já teve seu WhatsApp hackeado.