Conheça os benefícios do aparelho autoligado

Conheça os benefícios do aparelho autoligado

Você já ouviu falar em aparelho autoligado. Esse nada mais é do que uma forma de tratamento utilizada para consertar os famosos dentes tortos ou problemas relacionados à mordida que também podem atrapalhar a estética agradável de um sorriso. 

Sendo assim, a principal diferença desse tipo de aparelho para aqueles de metais considerados mais comuns é justamente a falta da necessidade de usar aquelas borrachinhas coloridas. 

Portanto, é possível afirmar que esse aparelho usa de artifícios tecnológicos para deixar ele mais estético e confortável. 

Desse modo, se deseja conhecer esse aparelho mais a fundo ou deseja saber mais informações sobre a área do odonto estética

Então, confira a seguir tudo o que precisa saber e entenda os principais benefícios de investir em tratamentos mais avançados e que podem te entregar resultados melhores e de forma ainda mais rápida. 

O que é o aparelho autoligado?

Em termos de definição, o aparelho autoligado nada mais é do que um tipo de alinhador odontológico fixo, só que com mais benefícios e confortos em relação ao fixo mais tradicional, que nada mais é do que o um de metal que leva borrachinhas coloridas. 

Em suma, a principal vantagem dessa opção de aparelho em relação a outros mais tradicionais é justamente a falta de necessidade de usar as justas borrachinhas coloridas, o que torna o tratamento muito mais discreto e até mesmo estético para o paciente. 

Isso é possível uma vez que toda a estrutura do aparelho se baseia na função de conseguir prender o fio metálico, responsável pela correção, dentro do braquete dos dentes. 

Sendo assim, essa conexão do aparelho autoligado só é possível graças a algumas inovações tecnológicas, para que os braquetes possuam aberturas diferenciadas. 

Ademais, esse tipo de aparelho ainda é benéfico em relação ao conforto do tratamento, uma vez que a dinâmica desse aparelho diminui o atrito entre os dentes. 

Além disso, consegue solucionar os problemas dentais utilizando apenas forças leves sobre os dentes, fazendo com que assim o fio “empurre” eles sem complicações. 

Esse funcionamento pode favorecer ainda na agilidade do tratamento, trazendo resultados satisfatórios em um curto período de tempo.

Em suma, é possível afirmar que com esse tipo de aparelho que é colocado em um consultório de odontologia, é possível contar com alguns principais benefícios, como:

  • Tratamento mais rápido;
  • Mais conforto;
  • Mais estética para seu sorriso durante o tratamento;
  • Menos dor. 

Desse modo, ao verificar cada um desses pontos, é possível entender todas as vantagens de um aparelho autoligado.

Quais são os cuidados durante o tratamento com o aparelho autoligado?

Apesar de ser mais tecnológico e apresentar diversos benefícios em relação aos aparelhos tradicionais, é importante saber que mesmo os mais modernos exigem alguns cuidados.

Portanto, o principal deles vai ser o cuidado com a higiene bucal. Isso porque, devido a toda estrutura, as chances de restos de comida acabarem acumuladas aumentam 

Nesse sentido, vale lembrar que restos de alimentos na boca podem provocar problemas com cáries. 

Essas complicações por sua vez são capazes de fazer com que o elemento dentário caia ou que seja necessário extraí-los, principalmente se os casos não forem tratados com procedimentos como o canal no dente.

Além da higiene bucal, é preciso que o paciente faça manutenções periódicas, não só para o ajuste do tratamento, como também para que o profissional consiga avaliar o caso, de forma próxima e rotineira. 

Dessa forma, é possível contar com um tratamento com ainda mais resultados e a possibilidade de tratar doenças bucais de maneira precoce.

Ainda em relação aos cuidados, além da higiene bucal e do acompanhamento com o dentista, também é importante tomar cuidado com o que come. 

Isso não só para melhorar a sua saúde como um todo através da ingestão de mais água e alimentos saudáveis, mas também para potencializar o bem-estar da sua boca. 

Evite também alimentos duros para que seus braquetes não venham quebrar. Isso tudo é extremamente importante, uma vez que o sucesso do procedimento não depende apenas do profissional. 

Como também vai depender, quase que majoritariamente, de como o paciente obedece as regras e recomendações e o jeito que ele trata a sua saúde bucal.

Seguindo todas essas recomendações e até mesmo mais algumas que podem ser indicadas pelo consultório dentário de seu ortodontista, é possível esperar um procedimento bem-sucedido e rápido para que possa contar com um sorriso alinhado e estético. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Ricardo Rica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *